Publicidade

Publicidade

Luís Roberto Barroso debate segurança pública com comunidade jurídica

por Lydia Medeiros

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, e a comunidade jurídica do Rio se reúnem hoje para tratar do papel do Judiciário na agenda de segurança pública e políticas de drogas no Brasil. O encontro é promovido pelo Instituto Igarapé.

Barroso tem sido um dos protagonistas no debate sobre a descriminalização do uso de drogas no país. Ele defende a legalização de todas as drogas no país, com regulação rígida por parte do estado.

— A primeira etapa, ao meu ver, deve ser a descriminalização da maconha. Mas não é descriminalizar o consumo pessoal, é mais profundo do que isso. A gente deve legalizar a maconha. Produção, distribuição e consumo. Tratar como se trata o cigarro, uma atividade comercial. Ou seja: paga imposto, tem regulação, não pode fazer publicidade, tem contrapropaganda, tem controle. Isso quebra o poder do tráfico. Porque o que dá poder ao tráfico é a ilegalidade. E, se der certo com a maconha, aí eu acho que deve passar para a cocaína e quebrar o tráfico mesmo — disse o ministro, em fevereiro.

Os anfitriões do evento são a diretora-executiva do instituto, Ilona Szabó e os advogados Florencia e Fabiano Robalinho, coordenadora e conselheiro do Igarapé, respectivamente.

Publicidade